Papelaria e Material Escritório
Método Bullet Journal: Como organizar a sua vida, pouco a pouco
Já alguma vez pensou que o seu dia-a-dia é demasiado desorganizado? Alguma vez se encontrou a desejar que houvesse maneira de trazer ordem ao caos diário? Pois bem, é isto que o método “Bullet Journal” procura oferecer a todos os interessados e interessadas. Vamos então descobrir o que é este Bullet Journal e como funciona.
O que é este método?
Bullet Journal é o nome dado a um sistema que tenta organizar cadernos de anotação, agendas, etc. de modo a descartar tudo o que é desnecessário e focar-se apenas no que realmente importa. Para este fim o sistema usa frases curtas e directas, símbolos que ajudam a organizá-las, e outros truques com propósitos similares. O objectivo final é ter um caderno que organiza e simplifica os aspectos importantes da sua vida, resultando num aumento de produtividade, motivação, e foco.
Esta metodologia foi criada pelo nova-iorquino Ryder Carroll, um senhor diagnosticado desde cedo com problemas de aprendizagem. De modo a manter-se focado e produtivo ele teve que encontrar métodos alternativos aos tradicionais, e, após anos de tentativa e erro, concebeu o sistema hoje conhecido por “Bullet Journal”. Vamos então agora ver como é que ele funciona ao certo.
Como criar o seu próprio Bullet Journal
Antes de mais nada vai precisar de algumas ferramentas, mas não se preocupe pois não são nada de especial. Necessita apenas de um caderno qualquer, uma caneta qualquer, e já está. A simplicidade é a chave de todo o sistema, e não há como ser mais simples do que isto. Apesar de existirem imensos exemplos na internet de Bullet Journals extravagantes, um caderno e uma caneta são tudo o que precisa ao início.
A melhor maneira de aprender a transformar um caderno normal num Bullet Journal é vendo o vídeo acima. Este é o tutorial oficial para principiantes, criado pelo próprio Ryder Carroll, e nele pode encontrar toda a informação de que precisa para começar a organizar a sua vida hoje mesmo! Não se preocupe se não sabe Inglês pois o vídeo dispõe de legendas nas mais variadas línguas, incluindo Português.
Onde encontrar mais ideias para o seu Bullet Journal
Caso tenha ficado com interesse mas ainda tenha dúvidas em relação a como usar este sistema, não se preocupe. Há um livro oficial que explica em detalhe minucioso a filosofia por detrás do Bullet Journal, como fazer uso dele, e muito mais! Caso isso não seja suficiente, há ainda uma enorme quantidade de informação que pode ser encontrada pela web fora. Quer seja vídeos no Youtube, quer seja outras publicações sobre este tópico, o que não falta são exemplos a seguir.
Não se esqueça no entanto que este é o seu projecto, e como tal pode e deve personalizá-lo como achar melhor. Se a maior força do sistema é a simplicidade, então a sua segunda maior força é a versatilidade, e ao fim do dia cada pessoa tem um Bullet Journal parecido, mas diferente. Basta agarrar num caderno, numa caneta, e começar hoje mesmo a expressar-se da sua maneira, com o seu próprio Journal.