Tecnologia
HDDs e SSDs: Quais são as suas diferenças?
Para um número de pessoas, a pergunta que se coloca no título deste post é elementar e fácil de responder. No entanto, para utilizadores ocasionais, ou até mesmo quem só agora começou a explorar o mundo da informática, esta é uma pergunta muito pertinente. Afinal qual é a diferença entre HDDs e SSDs?
O que são HDDs e SSDs?
Mas antes de mais nada devíamos falar sobre o trabalho destes dois produtos. HDDs (Hard Disk Drive) e SSDs (Solid State Drive) são duas peças de hardware bem diferentes, apesar de efectuarem o mesmo trabalho de armazenar os dados de um computador. A diferença principal está no método que usam para efectuar este trabalho. HDDs usam uma peça de leitura para aceder aos dados, enquanto que SSDs usam um sistema de memória flash, um pouco como uma Pen USB.
Quais as suas diferenças?
Esta diferença aparentemente menor é na verdade incrivelmente importante. Como HDDs usam uma peça móvel para aceder à memória, elas estão sujeitas a danificar-se muito facilmente com quedas ou outro tipo de choques. Em comparação, SSDs não possuem partes móveis que as tornem tão frágeis. Não só isso, como também são mais pequenas e produzem menos barulho.
A maior diferença de todas, no entanto, é a velocidade de leitura e escrita de cada uma. A velocidade vastamente superior de uma SSD revela-se quando se liga o computador, abre-se um qualquer programa, ou mesmo a passar ficheiros de um lado para o outro. No que toca a esta área, HDDs simplesmente não conseguem competir.
Até agora parece que SSDs são melhores em todos os campos, mas há uma área de grande importância que ainda não foi mencionada. Ainda que tenha vindo a diminuir, a diferença de preços entre as duas ainda é significativa, sendo que uma HDD é bem mais barata do que uma SSD de armazenamento similar.
Conclusão:
Resumindo a informação aqui relatada, podemos dizer que SSDs são uma escolha ideal para quem usa o seu computador diariamente, e procura torná-lo mais rápido e cómodo de usar. No entanto, HDDs são perfeitas para quem faz uso ocasional de um PC, e portanto não deseja investir mais dinheiro do que necessário.
Nota: Há ainda mais pontos relevantes a discutir sobre ambos os sistemas, mas este artigo destina-se apenas a cobrir os básicos. Como tal, esse tipo de informação foi presentemente omitida.