Tecnologia
Fixo ou portátil? Qual é o melhor computador para si

De certeza que já houve pelo menos uma vez em que ponderou se haveria de comprar um computador fixo ou um modelo portátil. Por um lado, tem acesso a uma máquina mais poderosa com a possibilidade de fazer upgrades. Por outro lado, um portátil pode ser transportado com facilidade, para que não fique preso a um só local. Vamos então ver quais são os prós e os contras.
Computador Fixo

Um Desktop é um tipo de computador cujas peças encontram-se dentro de uma grande caixa, a chamada “torre”. Para além dessa “torre”, eles também possuem periféricos, tais como teclado, rato, e monitor, que completam o conjunto. Apesar de não ser necessariamente impossível de mover este conjunto de lado para lado, seria incrivelmente incómodo fazê-lo, pelo que se diz que este tipo de máquina é “fixa”.
A principal força deste tipo de computador é a sua flexibilidade. Qualquer pessoa pode comprar um computador numa loja, já pronto para usar sem qualquer dificuldade, mas é também possível construir um computador próprio. Isto deve-se ao facto que praticamente todas as peças de um Desktop são personalizáveis e facilmente trocadas, e há um número de benefícios que resultam disto.
Primeiro, é possível construir um computador à medida exacta do que desejar. Há um controlo completo sobre todos os aspectos da máquina, incluindo o visual, armazenamento, processamento, gráfica, e por aí adiante. Isto significa também que é possível substituir qualquer peça que queira sem que necessite de comprar um computador completamente novo.
Outro grande benefício de ter um Desktop é o facto de que eles simplesmente saem mais baratos. Ao comparar um computador fixo com um portátil, esta diferença depressa se torna aparente.
Computador Portátil

Portanto, um computador fixo revela-se superior no que toca a flexibilidade e preço, mas quais são as forças de um portátil? Bem, como o nome indica, este tipo de máquina foi criada com facilidade de transporte em mente, e pode ser usada em qualquer lugar. Esta é uma função que simplesmente não se pode replicar com uma máquina fixa, e que muitas vezes é o factor decisivo na altura da compra.
Em termos de flexibilidade, o portátil não tem a capacidade de personalização do Desktop, mas isso não significa que não tenha nenhuma. Vários portáteis permitem-lhe instalar nova RAM e até mesmo trocar HDD ou SSD. Veja mais aqui se tiver interesse em portáteis que permitem personalização.
Voltando à sua capacidade de poder ser usado em qualquer lugar, a bateria do portátil permite-lhe evitar perdas acidentais de dados devido a quebras de energia. Quando a energia do seu carregador falhar, a bateria entra em acção, para que nenhum progresso seja perdido. É possível obter um efeito idêntico com computadores fixos, mas para tal seria necessário usar uma UPS.
Conclusão
Com características tão únicas dos dois lados, a escolha certa é aquela que melhor se adequar às necessidades de quem os utilizar. Reiterando, para uma máquina mais potente e por um preço menor, o Desktop é a escolha certa. Mas se estimar mais a portabilidade e facilidade de uso, um computador portátil é mais indicado.

-
Brinquedos e Jogos5 anos atrás
LEGO em destaque: NINJAGO, City, Hidden Side, e mais!
-
Papelaria e Material Escritório5 anos atrás
DIY: Do It Yourself – O que “Faça Você Mesmo” pode fazer por si
-
Papelaria e Material Escritório5 anos atrás
Cabos USB 3.0, Micro, Tipo C, e as diferenças entre eles
-
Papelaria e Material Escritório5 anos atrás
Método Bullet Journal: Como organizar a sua vida, pouco a pouco
-
Tecnologia5 anos atrás
Actualize o seu Windows 7 para Windows 10 gratuitamente
-
Papelaria e Material Escritório5 anos atrás
Ergonomia no trabalho e os benefícios de que pode usufruir
-
Papelaria e Material Escritório5 anos atrás
Em casa e não sabe o que fazer? Experimente estas 5 ideias!
-
Tecnologia5 anos atrás
HDDs e SSDs: Quais são as suas diferenças?